top of page

O Poder do Metal Progressivo: Symphony X deixa marca duradoura em São Paulo

Sendo o terceiro ano consecutivo com shows no Brasil, o Symphony X retornou ao país para apresentações únicas em três capitais: Belo Horizonte no dia 26/07, São Paulo no dia 27/07, e Curitiba no dia 28/07. O show em São Paulo aconteceu no Tokio Marine Hall e contou com a abertura do guitarrista Luiz Toffoli.

O Symphony X, composto por Russell Allen (vocal), Michael Romeo (guitarra), Michael Pinnella (teclado), Michael LePond (baixo) e Jason Rullo (bateria), subiu ao palco e ofereceu um show que ficará na memória de todos os presentes. Com um setlist que atravessou gerações da banda, a apresentação emocionou os fãs do início ao fim.



O show se iniciou com a música "Iconoclast", faixa principal do álbum de mesmo nome, Iconoclast (2011), dando o tom ao show e mostrando por que a banda retornou para mais uma turnê. Com seus mais de 10 minutos, a faixa animou o público e demonstrou toda a capacidade e técnica do Symphony X.

A sequência veio com "Nevermore" e "Inferno (Unleash the Fire)", dos álbuns Underworld (2015) e The Odyssey (2002), respectivamente, mantendo a alta intensidade do show.

Em "Serpent’s Kiss", do álbum Paradise Lost (2007), o destaque ficou para o baixista Michael LePond, que, com toda a sua técnica, envolveu a música enquanto "desfilava" com seu Crocs preto, que também roubou a cena.

A quinta música, uma das minhas preferidas, "Without You", do álbum Underworld (2015), emocionou os fãs, que cantavam cada palavra junto ao vocalista Russell Allen. O refrão dessa canção é uma emoção à parte; cantado por Russell, torna-se ainda mais belo, mostrando toda a sua qualidade e profundidade vocal, com linhas harmônicas bem construídas, acompanhando todo o conjunto da banda.

O show continuou com a música "To Hell and Back", também do álbum Underworld, ressaltando ainda mais a habilidade de toda a banda. Em "Evolution (The Grand Design)", do álbum V: The New Mythology Suite (2000), destaco muito a linha de bateria de Jason Rullo e os efeitos de teclado de Michael Pinnella.

Na sequência, com "Run With the Devil", do álbum Underworld, destaca-se principalmente a velocidade que a banda consegue atingir, com ótimos riffs de guitarra de Michael Romeo. O refrão "Run with the devil, run for your life" gruda nos ouvidos e faz todos os fãs cantarem junto ao vocalista Russell Allen.

"Set the World on Fire (The Lie of Lies)", do álbum Paradise Lost (2007), fez o público vibrar. A intensa performance e a interação com o público foram um dos pontos altos dessa música.

Após uma breve pausa de cinco minutos, o tecladista Michael Pinnella retornou para um solo que antecedeu outro clássico da banda e, novamente, uma das minhas preferidas, "Paradise Lost", do álbum homônimo de 2007. Acho incrível como essa música começa de forma sutil e se desenvolve de maneira intrigante; ouvi-la ao vivo foi uma experiência maravilhosa proporcionada por este show. Os fãs presentes não fizeram por menos, acompanhando e cantando em alto e bom tom junto ao vocalista.

A dobradinha final, para encerrar o show, se deu com "Out of the Ashes" e "Of Sins and Shadows", ambas do álbum The Divine Wings of Tragedy (1997). Particularmente, preferiria que a bela "Sea of Lies" fosse colocada no lugar de uma dessas duas músicas finais, por ser outro clássico do mesmo álbum. O encerramento da apresentação foi mágico, com a banda sendo muito aplaudida e ovacionada por todos os presentes.



Muitos fãs gostariam que o show continuasse por horas, para ter a oportunidade de ouvir outros grandes clássicos da banda, o que reforça o motivo pelo qual o Symphony X é uma das maiores bandas de metal progressivo. A combinação da banda, a presença de palco, a técnica e o talento dos músicos, especialmente do vocalista Russell Allen, transformou o show em um evento memorável, fazendo com que o dia 27/07/2024 se tornasse uma data inesquecível para todos os fãs. Agora, eles já estão ansiosos pela próxima passagem da banda pelo Brasil. Setlist Symphony X - São Paulo 27/07/2024 - Tokio Marine Hall:

01) Iconoclast 02) Nevermore 03) Inferno (Unleash The Fire) 04) Serpent´s Kiss 05) Without You 06) To Hell And Back 07) Evolution (The Grand Design) 08) Run Withe The Devil 09) Set The World On Fire (The Lies Of Lies) 10) Paradise Lost11) Out Of The Ashes 12) Of Sins And Shadows Fotos por Rogério Talarico para Toplink

Comentários


bottom of page