Como o retorno das bandas de rock influenciam no gosto musical dos jovens atualmente?
- Felice Malagoli
- 22 de jan.
- 5 min de leitura
Seja do nu-metal de System of a Down até o Rock e Britpop do Oasis nós temos visto uma crescente volta desses gigantes dos anos 90-2000, o fator nostalgia que irá ser discutido mais para frente tem um enorme valor no meio dessas bandas, são ícones que marcaram gerações passadas e que agora ‘’disputam’’ uma relevância contra o pop e o trap que dominam o cenário da música atual. Mas como podemos entender isso no gosto musical dos jovens atualmente?
Nostalgia e ‘’Redescoberta’’ do Rock:
Se voltarmos em 2019 o retorno de My Chemical Romance após um hiato de 6 anos veio acompanhado por um sentimento de reviver o movimento Emo e Post-Hardcore, a turnê realizada pela banda não só trouxe os fãs de carteirinha, como a nova geração que agora são consumidos pelo algoritmo e pela freneticidade das playlists

Sem dúvidas o Rock dos anos 2000 é diferente do que é consumido atualmente pelos jovens, essas bandas acabam sendo uma espécie de refúgio para os sentimentos de ansiedade, que são comuns entre os adolescentes e os jovens adultos ditando a trilha sonora que compõe a personalidade dessas pessoas e ajudando a enfrentar os dias difíceis.
TikTok e Spotify
Nos tempos em que redes sociais e de streaming dominam o mundo, um fator importante a ser levado em questão para a revitalização dessas bandas é como são propagadas essas informações, o TikTok é fator primordial nesse ponto, com destaque ao criador de conteúdo @thomas_meacock , ajuda a imortalizar bandas como Oasis, recriando com humor e estilo icônicos de Liam Gallagher, conhecido por sua jaqueta parka e seu corte de cabelo característico assim espalhando ainda mais esses hits para os jovens de uma forma mais descontraída.
Vale também o destaque de canções que vão de ‘’Helena’’ (My Chemical Romance) à ‘’Chop Suey!’’ (System of a Down) que são frequentemente vistas em trends onde alcançam números estrondosos de visualizações. Esse fenômeno introduz os clássicos do rock/nu-metal anos 2000 para uma geração que sequer presenciou o auge dessas bandas ou que nunca ao menos compraram um CD.
Oasis e o lustroso retorno
Um dos anúncios mais esperados do ano passado (2024) era de um possível retorno do Oasis aos palcos, sendo considerada uma das bandas mais influentes do Britpop e Rock desde a década de 80, a tensão gerada ao longos dos anos pelos fãs impactam as bandas emergentes usando de inspiração para esses artistas/bandas jovens performar hits do Britpop e do Indie rock em que usam de exemplo para criarem uma sonoridade que ficam entre o retrô e o moderno. Fontaines D.C que irá performar no primeiro dia de Lollapalooza (28/03/2025) é uma dessas principais bandas da nova geração que tomam inspiração dos irmãos Gallagher contando com grandes músicas tais quais ‘’Jackie Down The Line ‘’ e ‘’Roman Holiday’’. Oasis deixa sua marca atemporal entre os os fãs mais clássicos até os mais recentes, contando com sons como ‘’Live Forever’’ até ‘’Stop Crying Your Heart Out’’ que estão em alta no Tiktok confirmando ainda mais este ponto.
Mas então qual é de fato a Relação dos Jovens com o ‘’novo-velho Rock’’?
O retorno de bandas como Linkin Park, agora com Emily Armstrong, e a força do My Chemical Romance comprovam que grandes nomes podem dialogar com novas gerações ao se reinventarem. Shows esgotados, como os da turnê “From Zero” do Linkin Park, mostram que a conexão emocional proporcionada por essas músicas permanece viva.

Festivais e shows se tornam pontos de encontro de jovens de todo o mundo, evidenciando como essas bandas criam um senso de comunidade. Canções que evocam sentimentos de nostalgia, amor e superação ajudam os jovens a navegar pela complexidade da vida moderna.
Há um estudo da UNILAB (Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira) feito pela Clécia Rocha Martins em que a compositora Maria Luiza Pedroso Ricciardi diz o seguinte:
'' Maria Luiza Pedroso Ricciardi também ressalta que nas últimas décadas a música se tornou um grande fenômeno de comunicação, sobretudo após a sua explosão entre as mais variadas classes. A música vem se tornando uma “nova linguagem” no convívio social da juventude. Ela usa o rock como referência. Em grandes shows e festivais se encontram uma grande quantidade de jovens. Há também uma volumosa multiplicação de artistas e conjuntos musicais, assim como canais midiáticos que viabilizam a interação de jovens e a constituição de uma “nova linguagem” entre eles. Esse fenômeno de “nova linguagem”, na verdade, transcende a música. Na visão de Pierre Babin, a música é simplesmente o sinal de um novo modo de pensar e de ser é basicamente um novo modo de viver, pois para os jovens que nasceram dentro desse meio, dentro dessa nova cultura, pode-se dizer que ela é o ar que respiram. (RICCIARDI, 1992) ''
Além disso no mesmo estudo o jornalista e mestre em comunicação social Laan Mendes de Barros afirma que:
‘’ A partir do momento que nascemos, começamos a conviver com tudo que acontece à nossa volta. Começamos , então , a nos relacionarmos com a música, através de seus ritmos, melodias, timbres e harmonias. Isso só acontece pelo fato de ser um fenômeno totalmente natural da vida. E é na fase da juventude, em especial, que a música se torna mais presente, de uma maneira dinâmica e intensa, pois é nessa fase que os jovens estão mais disponíveis a novos conhecimentos, além de enfrentarem também as incertezas, indefinições, autoafirmação. ‘’
Conclusão
O retorno do Linkin Park com a presença da Emily Armstrong conseguiu provar para todos que uma banda influente consegue atingir públicos mais novos se reinventando, e a turnê de estreia do álbum novo ’’From Zero’’ de uma vez por todas marcou a história da música, fazendo um espetáculo no Allianz Parque e esgotando os dois dias de shows em questão de horas.
Nos shows de emo e metal é perceptível a relação entre os jovens desses nichos, pessoas de diferentes partes do país e até do mundo se encontrando para prestigiar as bandas escolhidas, compreende-se que nos dias atuais as músicas trazem sentimentos fortes de amor, paz , e recordações de momentos passados.

A ’’redescoberta’’ dessas bandas demonstrou que os jovens de hoje em dia estão abertos para explorar o passado e encontrar algo que os conecte de forma significativa, para quem sente a música é muito mais do que ‘’só um show’’ ou ‘’só uma banda’’ eles atuam como portais para explorar ou expor emoções que eles não conseguem lidar e assim criando um senso de comunidade em tempos que o mundo está conectado mas parece cada vez mais distantes.
Enquanto o Rock vive o seu ciclo de básico de altos e baixos na sua popularidade, o impacto do retorno dessas bandas é inegável. Por instante resta a nós esperar o anúncio do retorno de bandas como Catfish and the Bottlemen e My Chemical Romance no Brasil.
Não é só questão de consolidar o legado, mas também, asseguram que em tempos de mudança da indústria atual, a música que marcou gerações continue a tocar no coração dos jovens que a escutam hoje em dia.
*Disclaimer: Apesar de aparecer como sold out em postagens e sites da Eventim e Ticketpass, ingressos do Oasis e System são repostos conforme há cancelamento de ticket's e outros eventos adversos, aqui no site temos matérias sobre anuncio e preço para cada setor e cidade*
Playlist das bandas citadas:
Fonte utilizada:
Se gostou da matéria deixe um comentário no post para discutirmos mais o assunto!
Comments